sábado, 14 de julho de 2007

Universal Serial Bus


Todos nós conhecemos as maravilhas que é o Universal Serial Bus, ou USB para os mais íntimos.
E provavelmente você tem aí conectado no seu computador, algum periférico conectado pela USB. Seja seu MP3 que você está passando algumas músicas, sua impressora (como é o meu caso), seu pen-drive pra levar pro escritório amanhã, ou seja o que for.

O diferencial do USB para outros tipos de conexões, é que com ele você não precisa desligar o computador para conectar as coisas. Imagine toda vez que você quisesse plugar alguma coisa no PC, você tivesse que desligar a maquina? Seria um caos!

Assim, com o USB, a placa-mãe e o sistema operacional, podem diferenciar coisas como:
  • A classe do equipamento (dispositivo de armazenamento, placa de rede, placa de som, etc);
  • As necessidades de alimentação eléctrica do dispositivo, caso este não disponha de alimentação própria;
  • As necessidades de largura de banda (para um dispositivo de vídeo, serão muito superiores às de um teclado, por exemplo);
  • As necessidades de latência máxima;
  • Eventuais modos de operação internos ao dispositivo (por exemplo, máquina digital pode operar, geralmente, como uma webcam ou como um dispositivo de armazenamento - para transferir as imagens).

Mas afinal, quem criou o USB? O padrão USB foi desenvolvido por um grupo de empresas, no qual as mais destacáveis são Microsoft, Apple, Hewlett-Packard, NEC, Intel e Agere.
Não foi facil essas empresas chegarem à um consenso, as opniões se divergiram, e chegaram a dois lados:
  • UHCI, Universal Host Controller Interface, apoiado maioritariamente pela Intel, que transferia parte do processamento do protocolo para o software (driver), simplificando o controlador eletrônico;
  • OHCI, Open Host Controller Interface, apoiado pela Compaq, Microsoft e National Semiconductor, que transferia a maior parte do esforço para o controlador eletrônico, simplificando o controlador lógico (driver).

Mas no final, elas acabaram adotando o modelo EHCI, Enhanced Host Controller Interface, permitindo colmatar as falhas e reunir as qualidades dos dois modelos anteriores; mas sem dúvida, o avanço notável desta versão seria o aumento da largura de banda disponível - tornava-se agora possível, com um único driver, transferir som, vídeo e ainda assim usar a impressora, portudo isto pelo mesmo canal - até um total de 480 Mbits/s.

Praticamente todos os sistemas operacionais hoje usados no mundo, têm suporte nativo ao USB. Podemos citar por exemplo: Linux, FreeBSD, Windows(todos desde o 98), Mac OS, Mac OS X, Bilim, BeOS e Solaris.



E por hoje é só pessoal.
Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário