terça-feira, 17 de julho de 2007

Moblin: Intel anuncia projeto de desenvolvimento de distribuição para seus dispositivos móveis

A Intel apresentou hoje o projeto Moblin, uma distribuição Linux voltada para dispositivos móveis e embarcados, como o MID e dispositivos para a área de saúde. Esta distribuição é um conjunto de diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento neste tipo de plataforma.

Com este projeto, a Intel procura ter um repositório para o desenvolvimento baseado em seus produtos, porém com as liberdades de um projeto de código aberto. O código criado pela empresa para os dispositivos será disponibilizado no Moblin, unificando assim o repositório de onde todo e qualquer projeto pode buscar estes códigos. O projeto não é um concorrente de outras distribuições, ao contrário, busca tornar mais fácil o acesso destas ao desenvolvimento feito pela Intel. Também provê a empresa a liberdade e isenção quanto às distros, sem depender nem privilegiar.

Dentro do Moblin, outros projetos são agregados, como Gerenciamento de Energia, um aspecto crítico para dispositivos móveis baseados em Linux; o Moblin Image Creator, uma ferramenta para tornar mais simples o desenvolvimento para dispositivos móveis e embarcados; um navegador baseado no Mozilla, com todas as funcionalidades disponíveis no navegador original com portabilidade para dispositivos móveis.

Claro que esta é a proposta inicial. Ao promover todos estes esforços como uma distribuição de código aberto, a Intel busca também prover liberdade de qualquer projeto interessado em utilizar esta base e criarem uma versão para o Moblin. A partir daí, não apenas estarão mais aptos ao MID mas como atuais e futuros dispositivos com a mesma finalidade.

Existe uma lista de discussão para desenvolvedores, onde você encontra os engenheiros responsáveis pela criação da distro; uma página de eventos onde vc pode encontrar demonstrações do dispositivo; um programa de fornecer o hardware para desenvolvedores ativos; e o canal #moblin na irc.freenode.net onde você pode tirar dúvidas ou conversar a respeito. E claro, esta pessoa que vos fala, que está extremamente satisfeita com o projeto e ficaria feliz em esclarecer ou buscar esclarecimentos sobre este e outros projetos Open Source da Intel.

Fonte:Toskices randôminas

Nenhum comentário:

Postar um comentário