sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Como resolver o problema de brilho no máximo nos notebooks Acer Aspire 5740 no linux

Hoje tirei minha noite para resolver um problema que estava me cegando... A luminosidade do LCD do notebook Acer Apire 5740 ficava no máximo!


Busquei várias soluções na internet mas nada resolvia meu problema, cheguei até a ver alguns patchs para a resolução, mas depois de usa-los deveria recompilar o kernel e só de pensar nos problemas que poderiam vir só por causa desse brilho, me fez desistir desta solução.

Por sorte quando iniciei minha pesquisa vi alguns comentários de que a BIOS deveria ter suporte a alguma coisa que não entendi bem... Então me veio a ideia de atualizar a BIOS do notebook. Fui até o site da Acer (http://www.acersupport.com/) e então encontrei um update que me pareceu interessante, pois mencionava uma atualização para as versões com placas ATI e Intel.

Como nem tudo são flores, utilizei uma partição com o Windows 7 64bits, baixei o update e fiz a instalação do mesmo - devo lembrar que o instalador pode demorar um pouco para iniciar, então não saia fechando as janelas - logo após a finalização do update o notebook foi reiniciado.

Foi ai que pensei "Fu...", logo que loguei no linux a rede sem fio não funcionava mais... Mas ai me veio uma lembrança de quando acessei a bios e vi que tinha algo relacionado a rede. Voltei na bios e desativei esta opção. Pronto, a rede voltou a funcionar.

Para fechar com chave de ouro, testei colocar o comando apci_osi="Linux" nas variáveis de inicialização do kernel (edite o comando na tela inicial, onde se escolhe a opção de boot do Suse). Funcionou! Para tornar esta solução definitiva, basta ir até /boot/grub/menu.lst e editar a linha do kernel que diz respeito a partição correta do linux (deve fazer isso como administrador).

Para alterar a luminosidade acredito que todos saibam como fazer... Utilize as teclas FN + Seta direita ou esquerda.

Meus olhos agradecem e muito esta solução.

Um comentário:

  1. Amigo, uma correção: não é apci_osi. é acpi_osi. Parabéns pelo post. Dica: no próximo, se você for mais detalhista, pode ajudar as pessoas que vêm do Google a achar o seu post. Por exemplo, se você tivesse posto uma referencia ao arquivo /proc/acpi/video/ ou a que opção exata no bios trouxe o seu wireless de volta, ajudaria a muito mais pessoas, sem sombra de dúvidas.

    []s
    Luiz

    ResponderExcluir