sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Opera - mais um navegador por aí

Todos devem conhecer o Internet Explorer, não?
E também o Mozilla Firefox, né?

Mas e o Opera? Hein?

Talvez alguns conheçam o Opera, aquele navegador pago que tinha uma versão gratuita com uma bela propaganda no topo da tela. Mas saibam que isso é passado.


Tudo começou em 1994, com a Telenor - maior empresa de telecomunicações da Noruega. Até a versão 2.0, não era disponível publicamente. Em 1995 passou a ser desenvolvida pela Opera Software. E em 1996, a versão 2.0 foi lançada para Windows, sob a forma de shareware. Com a versão 5.0, uma versão gratuita (com o banner) e paga foram disponibilizados. Depois da versão 8.5, o Opera passou a ser distribuído gratuitamente.

O Opera é um navegador bastante interessante, apresentando todas as características de um navegador atual e, ao mesmo tempo, criando novos recursos. Possui navegação por abas, bloqueador de propagandas (pop-up), e caixa de busca (parecido com o Firefox).
Como diferencial, possui um cliente de e-mail, leitor de RSS e notícias, cliente de IRC, suporte a BitTorrent, gerenciador de downloads, comando de voz (por enquanto só pra Windows e em inglês), widgets, lixeira (para reabrir abas acidentalmente apagadas), entre muitos outros recursos.

É um navegador leve, fácil de usar e bastante eficiente. Possui versões para diversas plataformas, indo de Linux ou Windows até celulares ou mesmo o Wii.

Além de poder usar o navegador, você também pode se inscrever no site do Opera e utilizar vários serviços, gratuitamente: Blog, fóruns, Álbum de Fotos, etc.

Um problema "do" Opera é que nem todos os sites funcionam bem nele.
Como ele segue os padrões da W3C e muitos sites não, o resultado é que várias páginas não são exibidas corretamente. Falha de quem a fez, não do navegador.

Se você gostou da descrição, experimente o Opera:

http://www.opera.com

E aqui uns videozinhos sobre:





Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário